Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

Antes “infecção hospitalar” e, atualmente, “infecção relacionada à assistência à saúde” (IRAS), o 15 de maio no Brasil é o Dia do Combate à Infecção Hospitalar. A data, instituída pela Lei nº 11.723/2008, tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do controle das infecções hospitalares.

Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool 70% é forma mais comum de evitar a transmissão de infecções em ambiente hospitalar. Esta ação pode ser praticada tanto por profissionais de saúde quanto por visitantes e também pacientes. O uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), bem como a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies, também contribui na prevenção.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam todas as ações do Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares.

 

Fontes: Organização Pan-Americana da Saúde – Organização Mundial da Saúde (OPAS-OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Complexo Estadual de Saúde da Penha (SCIH). Arte: IPCEP.