Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos conscientiza sobre automedicação

Para alertar sobre os perigos que a administração desordenada de fármacos pode ocasionar à população brasileira, dos riscos à saúde causados pela automedicação e promover a conscientização sobre a importância do acompanhamento farmacêutico para a prevenção de danos e o uso seguro dos medicamentos, foi criado o Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos. Fazer uso de um medicamento errado pode causar intoxicação, mascaramento ou agravamento dos sintomas de doenças graves. Ou, em situações extremas, até mesmo causar novas doenças.

Na prática, todos são responsáveis por promover o uso correto, específico e consciente de remédios e, também, agentes de mudanças. Por isso, o Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos, que tem o apoio do IPCEP e da Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, levanta a bandeira por um investimento maior em educação em saúde para que as pessoas tenham informações e orientações sempre que for utilizar medicamentos.

 

Fontes: Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho Federal de Farmácia (CFF). Arte: IPCEP.