Dr. Clavio Luiz Ribeiro Filho – 42 anos dedicados à medicina

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha promoveram no dia 07 de julho, durante o “Boa tarde, Diretor!”, uma homenagem especial ao Dr. Clavio Luiz Ribeiro Filho pelos 42 anos de profissão.

Militar de carreira do Exército Brasileiro e estatutário, Dr. Clavio atua no Hospital Estadual Getúlio Vargas há 35 anos. Já exerceu as funções de Plantonista e Chefe de Equipe da Emergência Adulto. Hoje, é Coordenador Médico do mesmo setor. Através da profissão, tornou-se parte da história da unidade.

Clavio Luiz Ribeiro Filho nasceu no Andaraí, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, e decidiu fazer medicina por vocação. “Ninguém na minha família era médico e não recebi influência de outras pessoas. Aos 16 anos, quando estudava no Pedro II, tínhamos que escolher uma área para estudar. Optei por Científico em Saúde. Ali começava a minha trajetória e vocação”.

Passou no vestibular logo na primeira tentativa, em 1975, e, desde então, salvar vidas e ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas tornou-se seu lema de vida.  Fez especialização em Geriatria e Gerontologia, Medicina do Trabalho e Clínica Médica. Antes de trabalhar no HEGV, atuava como médico militar e nos consultórios, localizados em Bonsucesso, São João de Meriti e no Largo do Machado. Ajudou na fundação da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE).

Além de atuar como médico, foi instrutor de Perícias Médicas e de Administração Hospitalar na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e jogador de futebol de salão durante boa parte da vida, fato que talvez explique sua boa disposição e longevidade. “O futebol ocupou minha vida inteira. Joguei durante 50 anos e só parei porque precisei operar o joelho. Atualmente, para manter a forma, frequento a academia”, contou.

Casado há 33 anos com Patrícia Camões Ribeiro, com quem tem uma filha, Pamella, Dr. Clávio deixa uma mensagem aos que pretendem trilhar o caminho da medicina: “Toda pessoa que se dedicar à área da saúde, nas suas mais diversas disciplinas, tem que ter profissionalismo, ética, comprometimento e humanização. Isso resume o todo de cada um antes de ingressar na profissão propriamente dita. É um contrato para toda a vida”.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha fazem esta homenagem em reconhecimento ao Dr. Clavio Luiz Ribeiro Filho, um profissional que é exemplo de amor e respeito à profissão. Merece todas as honras que lhe são conferidas. Parabéns!

 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.