“Faça com a gente, não pela gente”, é o tema do Dia Internacional da Síndrome de Down

21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Criado pela Down Syndrome International (DSI), a Assembleia Geral das Nações Unidas tornou o dia oficial no calendário das Nações Unidas, após proposta do Brasil. A primeira celebração do dia teve lugar em 2006, sendo comemorada todos os anos em cerca de 193 países.

21 de março (21/3) foi estrategicamente escolhido por fazer referência à trissomia do cromossoma 21. O cromossoma deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com esta síndrome, existem 3 exemplares (trissomia).

A data destaca que a Síndrome de Down é uma condição genética, e não uma doença, como alguns pensam, e que ela não impede a vida social normal da pessoa.

O tema da Campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down deste ano, sugerido pela DSI, é “Faça com a gente, não pela gente! Autonomia e protagonismo”. A organização internacional convida todas as pessoas a superarem a visão ultrapassada de caridade, na qual as pessoas com deficiência eram tratadas como incapazes e merecedoras de pena. As pessoas com síndrome de Down têm o direito de ser tratadas com justiça e ter as mesmas oportunidades que todos, trabalhando com os outros para melhorar suas vidas e acessar os seus direitos.

Matéria publicada no site Jornalista Inclusivo chama atenção para os números em solo nacional e no Planeta. Estima-se que no Brasil 1 em cada 700 nascimentos ocorre a trissomia 21, alcançando cerca de 270 mil pessoas com síndrome de Down. No mundo, segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos, ou seja, 3 a 5 mil crianças nascem com síndrome de Down a cada ano.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha destacam a importância de conscientizar a população sobre inclusão e da busca pelas mesmas oportunidades educacionais, sociais e profissionais para todos.

 

Fontes: Down Syndrome International (DSI), Movimento Down, Jornalista Inclusivo, ONU News, Fundação Síndrome de Down (FSDown) e Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (Fbasd). Arte: IPCEP.