HEGV e UPA Penha celebram o Dia do Hoteleiro Hospitalar

No dia 9 de novembro é comemorado o dia do hoteleiro. Estes profissionais, independente do segmento onde atuam, são fundamentais para garantir o conforto e o bem-estar das pessoas. No ambiente de saúde, eles também são responsáveis pelo funcionamento de grande parte dos serviços atrelados à operação da instituição.

Hotelaria hospitalar é um conjunto de diversos serviços que visam ajudar nos cuidados de pacientes, como rouparia, limpeza e higienização dos ambientes, patrimônio, manutenção, recepção, controle de acesso, maqueiro, entre outros.

Sem dúvidas, limpeza, higiene e organização são cruciais nos serviços de saúde, no entanto, elas podem estar inseridas dentro de um ambiente mais caloroso e acolhedor. E este é o objetivo da hotelaria hospitalar – ou hospitalidade hospitalar – termo que vem ganhando cada vez mais destaque dentro de clínicas, hospitais, laboratórios e casas de repouso.

O princípio da hotelaria hospitalar é a excelência no atendimento, busca da qualidade e humanização. É importante ter agilidade em todos os serviços oferecidos, principalmente pelo fato de estar lidando com a vida das pessoas.

A hotelaria hospitalar surgiu no Brasil nos últimos dez anos e fez com que ocorressem grandes mudanças nos hospitais brasileiros.

O Instituto Positiva Social e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam e agradecem aos profissionais que atuam na hotelaria do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h.

 

Fontes: Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Ministério da Educação – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Portal Hospitais Brasil e Calendarr. Arte: Positiva.