HEGV e UPA Penha participam do movimento Novembro Azul

Criado em 2003 na Austrália, o movimento Movember rapidamente ganhou o mundo levando a mensagem da conscientização a respeito das doenças típicas do sexo masculino, em especial a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou no Brasil uma campanha inspirada nesse movimento e a batizou de Novembro Azul.

A partir de 2016, a campanha Novembro Azul teve seu foco ampliado com a intenção de se tornar um movimento permanente pela saúde integral do homem. A proposta agora é ir além da prevenção do câncer de próstata para abranger todo o espectro de doenças ligadas ao sexo masculino.

Mesmo com a ampliação do foco, o principal alvo da campanha Novembro Azul continua sendo a prevenção do câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, responsável por mais de 13 mil mortes anuais. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada triênio são diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. O câncer prostático acomete, geralmente, homens mais velhos, considerado raro naqueles com menos de 40 anos.

O Instituto Positiva Social e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), realizaram, no dia 22 de novembro, uma programação com o objetivo alertar, principalmente o público masculino, para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No roteiro, palestra com o Dr. Marcelo Azambuja, integrante da equipe do centro cirúrgico e urologista do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), exames de ultrassonografia de próstata (via abdominal) e de PSA, foto externa com os colaboradores formando o símbolo da campanha, corte de cabelo, salão de jogos, coffee break e entrega de brindes.

No seu discurso de abertura, o diretor geral falou da importância da campanha. “Chegamos ao mês de novembro. E, após intensa campanha do Outubro Rosa, direcionado às mulheres no combate ao câncer de mama, o Novembro Azul vem para alertar os homens no combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames periódicos e diagnóstico precoce. O HEGV e a UPA Penha, como sempre, apoiam esta causa. Parabenizo a CIPA por promover a conscientização de qualidade de vida, assim como difundir informações sobre cuidados à saúde do homem para a diminuição de possíveis complicações e uma vida melhor”, afirmou Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa.

O evento, que contou com a presença do diretor do Positiva, Marcelo Dias, da diretora técnica, Dra. Flávia Nobre, e do diretor administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo, teve como porta-vozes o vice-presidente da CIPA e líder dos maqueiros, Thiago de Souza Pinheiro, e a coordenadora de Recursos Humanos, Rafaela Santos.

O Instituto Positiva Social e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha corroboram a recomendação do Ministério da Saúde: que os homens comecem o acompanhamento com um urologista a partir dos 50 anos. Caso haja algum fator de risco, a partir dos 45. No caso de ter algum parente de primeiro grau com câncer de próstata, o ideal é começar aos 40 anos. O sucesso do tratamento depende do estágio em que o câncer for diagnosticado.

 

Fontes: Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL). Fotos: Positiva.