HEGV ocupa 2º lugar na doação de órgãos e tecidos do Estado do Rio de Janeiro

27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Ele foi criado pela Lei nº 11.584/2007 para chamar atenção das pessoas sobre a importância desta ação, que pode salvar muitas vidas. “Setembro Verde” é a campanha que intensifica a doação de órgãos no Brasil, com o objetivo de ajudar milhares de pessoas que aguardam na fila de transplante e, também, para destacar um fator fundamental para tornar possível uma doação: a autorização da família.   

O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, por meio do Sistema Único de Saúde. O SUS é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no País.

Para celebrar esta data, o Hospital Estadual Getúlio Vargas, o primeiro da rede fluminense a ter CIHDOTT exclusiva, recebeu no dia 24 de setembro, da OPO Norte-RJ, responsável regional pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HEGV, em cerimônia na Unidade, o Certificado de Agradecimento em homenagem à dedicação dos profissionais e pela conquista do 2º lugar nas doações de órgãos e tecidos do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, a lista do Estado conta com 36 Unidades de referência e abrange doadores de múltiplos órgãos.

“Esse resultado é muito importante e demonstra que o trabalho de todos os envolvidos faz a diferença. Ter o nosso serviço em segundo lugar no Estado do Rio de Janeiro em captação de órgãos e tecidos nos traz muito orgulho e satisfação pelo trabalho desenvolvido”, afirma a Dra. Flávia Nobre, Diretora Técnica do Complexo Estadual de Saúde da Penha.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam os profissionais da CIHDOTT do Hospital Estadual Getúlio Vargas.

Fontes: Ministério da Saúde, Sistema Nacional de Transplantes (SNT), OPO Norte-RJ e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Foto: IPCEP.