HEGV realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) movimentou o Hospital Estadual Getúlio Vargas durante a manhã do dia 11 de julho. O evento, que contou com a presença do diretor do IPCEP, Marcelo Dias, da diretora técnica do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dra. Flavia Nobre, do diretor administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo, e da gerente de enfermagem, enfermeira Lilian Simone Marins, ofereceu aos colaboradores um roteiro diversificado: palestras sobre a “Saúde do Trabalhador”, com o Dr. Nicola Vita, e “Prevenção a acidentes de trânsito”, com agentes da Operação Lei Seca, coffee break, sorteios, música, realização de maquiagem, quick massage, limpeza de pele e distribuição de brindes.

A diretora técnica parabenizou os colaboradores pelo evento e destacou a importância da prevenção dos acidentes no ambiente de trabalho: “Os cuidados simples, no dia a dia, podem fazer muita diferença. A SIPAT é uma oportunidade para atualização dos conhecimentos e, também, para reforçar sobre a necessidade de as equipes estarem sempre atentas aos riscos dos acidentes que podem ser evitados”, afirmou a Dra. Flavia Nobre.

Daniele Madureira, coordenadora de enfermagem do centro cirúrgico e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), endossou a fala da diretora e acrescentou que o principal objetivo da SIPAT é alertar e conscientizar para a prevenção de possíveis riscos que ameaçam a segurança e a saúde do profissional no ambiente de trabalho. “A SIPAT é sempre uma excelente oportunidade para reforçar o programa de treinamento que já é realizado na unidade. Além da demonstração técnica, também abordamos o tema de uma forma diferente, através de atividades lúdicas”, ressaltou.

A Comissão Interna de Acidentes do Trabalho surgiu a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, segunda metade do século XVIII, em decorrência da chegada das máquinas nas empresas e do aumento do número de acidentes e lesões, bem como da necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para corrigir possíveis riscos de acidentes no trabalho. No Brasil, nasceu em 1944, mais precisamente no dia 10 de novembro, durante o governo Getúlio Vargas. Coube a ela dar os primeiros passos para a implantação da Segurança do Trabalho no Brasil.

As pessoas são o maior patrimônio que uma empresa pode apresentar. Por isso, é de fundamental importância que as melhores condições e práticas sejam adotadas para que estas consigam desenvolver seu trabalho com segurança e eficiência. A SIPAT está prevista na lei, de acordo com a NR-5 e a Portaria nº 3.214, como uma das atribuições da CIPA.

Para o IPCEP e a direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, orientar e conscientizar os colaboradores da importância e, também, como fazer para evitar os acidentes em local de trabalho, é uma forma de aproximar os profissionais e confirmar que eles têm importância para um melhor ambiente de trabalho, seguro e agradável.

 

Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde, Guia Trabalhista, Blog Segurança do Trabalho e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Fotos: IPCEP.