HEGV tem atividades em comemoração ao Dia do Servidor Público

Corte de cabelo masculino e feminino e poesia. Essas foram as atividades realizadas pela Assessoria Técnica de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (ATH/SES-RJ), em parceria com o Instituto Positiva Social e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, em comemoração ao Dia do Servidor Público.

As ações, que aconteceram no auditório do Hospital Estadual Getúlio Vargas, no dia 30 de outubro, contou com a presença do diretor administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo, e de integrantes do Impactando Kelson’s (@impactando_ks), projeto da comunidade de mesmo nome, localizada no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, que forma jovens da região para o mercado de trabalho no ramo da barbearia.

Anderson Gonçalves Vieira, conhecido como Jedai, é um dos fundadores e o atual presidente do projeto. O jornalista, poeta e grafiteiro conta que, de todos os seus dons, o do qual mais se orgulha é a capacidade de construir pontes entre os que o rodeiam. “Esse é o meu carro-chefe, as conexões com pessoas que me mostram realidades de mundo diferentes”. O contato com o outro permitiu que a sede por mudança viesse à tona, transformando sonhos em planos concretos.

De acordo com Jedai, o lema é “Mais pente de máquina, menos pente de fuzil”. Com isso, ele busca tirar os jovens da favela de um futuro nada promissor na criminalidade. Anderson acrescenta que, além da barbearia, outros projetos virão mais para frente. “A barbearia foi só o pontapé. Também ensinamos educação financeira, marketing e vendas, para poder torná-los empreendedores e empoderados”.

Enquanto os profissionais do HEGV e UPA Penha cortavam cabelo, o poeta recitava poemas, e um deles em homenagem ao servidor público:

“Servidor, trata a todos com amor e humildade, não importa a cor e a escolaridade, se é morador de asfalto ou cria de comunidade / Tá na correria, faça chuva ou faça sol em prol da sociedade / mas ela nem sempre valoriza, porém, lembra quando precisa / Estamos em outubro e eu cubro vocês em oração / para que na Penha continuem empenhados nessa grande missão / São luz do SUS, isso é notório / Agradeço a Jesus por cada um nesse auditório”.

O Dia do Servidor Público é celebrado em 28 de outubro. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, por meio da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. As diretrizes que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão dispostas no Decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

O Positiva e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam os servidores públicos pelo dia 28 de outubro.

 

Fontes: Maré de Notícias Online, Assessoria Técnica de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (ATH/SES-RJ) e Assessoria de Comunicação e Eventos do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: Positiva.