Hospital Estadual Getúlio Vargas celebra 85 anos

Uma das unidades mais importantes do estado completa 85 anos: o Hospital Estadual Getúlio Vargas.

A comemoração aconteceu no dia 04 de dezembro, com um evento emocionante no auditório, com homenagens aos funcionários e ex-pacientes.

A primeira parte da cerimônia contou com a presença da secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dra. Claudia Mello; do diretor geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa; da diretora técnica, Dra. Flavia Nobre; do diretor administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo; do diretor executivo do Instituto Positiva Social, Dr. Leonardo Lopes; e do diretor de compliance, Marcelo Dias.

A secretária de saúde parabenizou a atual gestão e felicitou os profissionais pela excelência no atendimento prestado no HEGV. “O Hospital Estadual Getúlio Vargas é uma das unidades mais importantes para a saúde do Estado. A história do HEGV, desde a sua fundação, tem vários percalços. Mas, entre todas as dificuldades já enfrentadas, o importante é que hoje os colaboradores que estão aqui gostam e têm orgulho de trabalhar aqui. A gente sabe que, seja o que for, aconteça o que tiver que acontecer, o Getúlio Vargas vai dar conta da demanda”, disse a secretária.

Leonardo Lopes ressaltou a missão de servir com equidade, tratando todos sem distinção, e agradeceu todo o empenho que a liderança e demais profissionais dedicam diariamente aos usuários do SUS que buscam o Getúlio Vargas para atendimento. “O Instituto Positiva Social agradece à família Getúlio Vargas por fazer deste hospital um local de acolhimento e de esperança. Sinto-me honrado por participar da equipe de gestão da unidade”.

Sem esconder a satisfação de comemorar mais um ano do HEGV, o diretor geral falou do orgulho de sua equipe em garantir uma assistência dentro dos princípios da ética, qualidade, segurança e humanização, com reflexo na avaliação dos usuários, e agradeceu o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro na condução da operacionalização do HEGV e da UPA Penha 24h. “Mesmo nos momentos de calma, a gente está sempre inquieto, em busca de melhoria. O Getúlio é uma unidade que trabalha o tempo inteiro no limite, com múltiplas vítimas, mas isso só acontece porque temos centenas de colaboradores dedicados em fazer a diferença na vida das pessoas. Reconheço o empenho que a liderança e demais profissionais dedicam diariamente aos usuários do SUS que buscam o Getúlio Vargas para atendimento. Temos muitas histórias para contar. Todas são muito importantes. Sou muito grato em ter cada um de vocês na equipe de trabalho. Essa comemoração é uma forma de expressar nossa gratidão a cada profissional do Hospital”, afirmou Dr. Paulo Ricardo.

Na sequência, falaram a diretora técnica, Dra. Flavia Nobre; o representante do Conselho Gestor, Luiz Claudio; e a funcionária pública estadual, Aisar Santana Matos, representando todos os colaboradores.

A cerimônia reservou momentos de muita emoção: entrega da placa “Prêmio Ouvidoria 2023” aos dois funcionários e setor mais citados na Ouvidoria do SUS durante o ano – enfermeira Daniele Madureira da Silva Lacerda, enfermeiro Diogo Sergio Silva Martins e equipe de profissionais da UPA Penha 24h; apresentação do Coro do HEGV/UPA Penha, sob a regência da enfermeira Kelly Cristini Silva de Souza Barros, e acompanhamento no teclado da psicóloga Karine Rossi; talk show com entrevista a três ex-pacientes – André de Carvalho Montes, cabo da Polícia Militar, lotado no Batalhão de Operações Especiais (Bope), que foi baleado na cabeça durante uma operação policial no conjunto de favelas do Complexo do Alemão, em 22 de abril de 2021; Alexsandra Nascimento e Caio Douglas Nascimento, jovem baleado na cabeça, no dia 03 de fevereiro de 2002, quando passava de carro com a mãe pela Estrada do Porto Velho, que dá acesso à Cidade Alta; e Marcele Capela e Rafael Capela da Silva Gabriel, menino baleado em um confronto entre PMs e criminosos no Morro do Juramento, na Zona Norte do Rio, em 12 de janeiro de 2001. O carro onde a criança e o pai estavam foi interceptado por um bando armado no acesso ao morro e eles foram mantidos reféns durante a troca de tiros; bolo comemorativo; coffee break; entrega de brinde e cupcake personalizado.

Na parte da tarde, foi realizada a segunda edição do Show de Talentos, com a participação dos profissionais que atuam no Complexo da Penha, sorteio de presentes, distribuição de bolo, oferecido pelo Supermarket Penha, através do parceiro do HEGV, Sergio Clemente, e revoada de 85 balões.

O Hospital Estadual Getúlio Vargas foi inaugurado em 03 de dezembro de 1938 pelo então secretário de saúde e assistência, Professor Dr. Clementino Fraga, que presidiu a solenidade de inauguração com as ilustres presenças do Presidente da República, Getúlio Vargas, do ministro da educação e saúde pública, Sr. Gustavo Capanema, do prefeito do Distrito Federal, Sr. Henrique Dodsworth, e do professor Dr. Carlos da Gama Filho, primeiro diretor do Hospital.

O HEGV foi criado como parte integrante de um projeto de reformulação da rede de saúde, implementado pelo prefeito do Distrito Federal, Dr. Pedro Ernesto Batista, que previa a criação de novas unidades hospitalares que atendessem mais eficazmente a população, estando próximas da comunidade. O terreno onde foi construído o HEGV era parte da Chácara das Palmeiras, que pertenceu ao Sr. Francisco José Lobo Júnior, comerciante e advogado da região.

Hospital Estadual Getúlio Vargas, há 85 anos cuidando do amor de alguém.

Fontes: Ministério da Saúde – Política Nacional de Urgência e Emergência, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e Assessoria de Comunicação do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: Positiva/Vinicius de Oliveira.