Hospital Estadual Getúlio Vargas cria grupo de palhaçaria hospitalar

Levar a saúde por meio do riso, provocar reflexões e humanizar as relações e o olhar mais amplo no ambiente hospitalar. Pela primeira vez, em seus 85 anos, o Hospital Estadual Getúlio Vargas criou um grupo de palhaços – “Os Vargas”, por meio de uma oficina de formação. A iniciativa tem como objetivo ampliar a atenção humanizada aos pacientes e contribuir para a recuperação dos internos. “Os dezenove profissionais capacitados já estão sendo chamados de doutores palhaços”, disse o diretor da unidade, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa. Esses profissionais são de diferentes áreas do HEGV e da UPA Penha, unidades que integram o Complexo Estadual de Saúde da Penha.

A capacitação foi dividida em quatro módulos e os alunos conheceram o universo da palhaçaria de hospital, por meio de atividades dinâmicas que lhes possibilitaram conhecer a história, a tipologia e diferenças entre os palhaços, além de aperfeiçoamento de expressões faciais e corporais, construção de maquiagem e de figurino dos personagens.

Para o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, o voluntariado como palhaço é uma linda forma de tocar a vida das pessoas, deixar uma marca no mundo, espalhar o amor e, principalmente,ser transformado. Fazer o bem para os outros é um dos principais passos para encontrar a própria felicidade.

A estreia do grupo “Os Vargas” acontecerá em outubro, na semana em que se comemora o Dia das Crianças no Brasil.

 

Fonte: Equipe de Humanização do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto e arte: IPCEP