Hospital Estadual Getúlio Vargas é reconhecido pela gestão de indicadores de qualidade e desempenho nas UTIs

Os setores das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) do Hospital Estadual Getúlio Vargas receberam o selo de Gestão de Indicadores da Qualidade e Desempenho, chancelado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Os certificados, recebidos pelo Diretor Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa, e Diretora Técnica, Dra. Flavia Nobre, em reconhecimento à contribuição da instituição ao renomado banco de dados de terapia intensiva, utilizado pelos principais hospitais da América Latina e Europa, foram entregues aos coordenadores médicos, Drs. João Gabriel de Medeiros M. de Sá e Gustavo Costanza, e coordenadoras de enfermagem, enfermeiras Valesca Barbosa da Silva e Karen Priscila Gandra Gomes.

Os documentos atestam que o HEGV gerencia seus indicadores de qualidade e desempenho, em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada Nº 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 24 de fevereiro de 2010, por meio do Sistema Epimed Monitor UTI Adulto.

Este sistema está presente em mais de 500 hospitais em todo o Brasil, com 1.000 UTIs e 13.000 leitos monitorados. No total, são mais 2,5 milhões de pacientes. É a maior base de dados clínicos e epidemiológicos da América Latina.

Para a Diretora Técnica, “trata-se do reconhecimento a um trabalho sério e que valoriza a importância do uso dos indicadores, numa Unidade de Terapia Intensiva, tendo como resultado uma gestão eficaz”, ressaltou a Dra. Flavia Nobre.

Criado em 2010, o Projeto UTIs Brasileiras tem o objetivo de caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs no Brasil e compartilhar informações úteis para orientar políticas de saúde e estratégias, a fim de melhorar o cuidado dos pacientes críticos. Ele estimula ainda o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs adulto e pediátricas e, com isso, busca aprimorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil. A AMIB incentiva que todas as UTIs brasileiras participem desse projeto para que entendam o funcionamento e a análise dos indicadores de segurança e qualidade, melhorando os resultados dos desfechos para os hospitais, tornando ainda maior a segurança do paciente.

A Epimed Solutions é líder no mercado de soluções de gestão de informações clínicas, especializada no desenvolvimento de sistemas voltados para melhorar a qualidade e eficiência do atendimento hospitalar. Além do Brasil, ela produz para países como Bélgica, França, Uruguai e outros países.

Para o IPCEP e Direção do HEGV e UPA Penha 24h, a certificação é de grande importância, pois assegura o compromisso na gestão dos indicadores, da qualidade e desempenho das unidades.

 

Fontes: Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Associação Nacional de Hospitais Privados – Anahp, Agência Brasília, UTIs Brasileiras – Registro Nacional de Terapia Intensiva e Epimed Solutions. Foto: IPCEP.