Hospital Estadual Getúlio Vargas promove I Encontro Acadêmico do Complexo Estadual de Saúde da Penha

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP) e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h promoveram nos dias 24 e 25 de outubro, o I Encontro Acadêmico do Complexo Estadual de Saúde da Penha, realizado no HEGV. Umas das principais emergências da rede estadual de saúde, que atende em média 4 mil pacientes por mês, a unidade é também referência no programa de residência médica, fomentando a produção científica. O evento, realizado pela Coordenação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, contou com a presença, na mesa de abertura, do Secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, da Subsecretária de Atenção à Saúde, Fernanda Fialho, do Diretor Executivo do IPCEP, Leonardo Lopes, e do Diretor Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa.

– Quando assumi a Secretaria, tínhamos um grande desafio: gerir bem os recursos públicos, fazer a Secretaria funcionar e a população voltar a acreditar na Secretaria de Saúde como autoridade sanitária. Ninguém queria fazer residência nas unidades estaduais. Mas hoje estamos conseguindo mudar esse cenário. Apesar da grande complexidade que é gerir uma unidade de urgência e emergência como o Getúlio, estamos mostrando que é possível escrever uma nova história. É possível um hospital de porta aberta também ter produção acadêmica – afirmou Alexandre Chieppe.

O objetivo do evento é promover a produção científica no âmbito acadêmico e proporcionar a discussão e a reflexão sobre os temas debatidos, além de fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão no HEGV e na UPA Penha. A programação abordou atividades em diversas áreas, com destaque para as apresentações dos trabalhos inscritos e selecionados, emissão de certificado de participação, com carga horária de 20 horas, e premiação aos três melhores classificados, elencados pela banca examinadora.

– É com muito orgulho que estamos produzindo esse primeiro Encontro Acadêmico. Os primeiros trabalhos surgiram da necessidade que tínhamos de medir tudo o que produzimos, de propor a mudança de protocolos e avaliações. Esses trabalhos foram apresentados em seminários e congressos, inclusive internacionais. Juntamos todo esse material produzido para expor e construir uma área acadêmica dentro do HEGV – destacou Paulo Ricardo Lopes da Costa.

Entre os 24 temas apresentados de forma oral e os mais de 30 em formato de pôster, estão: terapia intensiva adulto e pediátrica, politrauma, AVC isquêmico e hemorrágico, protocolo de atuação fonoaudiológica, perfil epidemiológico das pneumonias complicadas, acolhimento humanizado, o papel do serviço social na garantia dos direitos, cultura de segurança do paciente, realidade virtual em indivíduos hospitalizados, entre outros.

– Estou muito feliz por participar deste Encontro Acadêmico. A programação está muito rica e os temas permitirão dar visibilidade às experiências exitosas desenvolvidas pelos profissionais do Sistema Único de Saúde na assistência à população no Complexo Estadual de Saúde da Penha. Parabenizo o Hospital Estadual Getúlio Vargas, por estar comprometido com a divulgação de trabalhos de ensino e pesquisa, além da troca de experiências do cotidiano do trabalho em saúde – declarou Fernanda Fialho.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura, a Subsecretária Geral da SES-RJ, Raquel Rivello; a Subsecretária Adjunta, Claudia Mello; o Chefe de Gabinete, Coronel Sérgio Simões; o Coordenador da Assessoria Técnica de Humanização, Rafael Fornerolli; a Superintendente de Unidades Próprias e Pré-Hospitalares, Silvana Pereira; a Assessora-chefe de Comunicação, Flávia Junqueira; a Diretora Técnica do HEGV e Unidade de Pronto Atendimento da Penha, Flávia Nobre; e o Diretor Administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo.

– Para que um evento tenha sucesso, é preciso enfrentar desafios e superar os obstáculos, mas isso só é possível se tivermos pessoas que acreditem na capacidade de sairmos vitoriosos e no desejo de trazermos o que há de melhor, sobretudo em termos de conhecimento. O IPCEP está muito feliz com o resultado deste Encontro e pelo elevado empenho de todos na organização. A cada um dos profissionais, que se dispuseram a doar um pouco do seu tempo para compartilhar o muito do seu conhecimento, o nosso agradecimento. Uma especial referência à Secretaria de Estado de Saúde, por estar presente e apoiar este Encontro Acadêmico – salientou Leonardo Lopes.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: Mauricio Bazilio.