Hospital Estadual Getúlio Vargas recebe a visita do Secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho

O Secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, esteve no Hospital Estadual Getúlio Vargas na manhã do dia 17 de fevereiro, acompanhado de uma equipe da secretaria estadual de saúde, formada pela subsecretária Geral, Rachel Rivello; subsecretária de Atenção à Saúde, Fernanda Fialho; subsecretário de Gestão de Contratos, Ward Junior; Superintendente de Unidades Próprias e Pré-hospitalares, Penélope Saldanha Marinho; e assessora-chefe de Comunicação, Flávia Junqueira. A comitiva foi recepcionada pelos Diretores do IPCEP, Leonardo Lopes, Marcelo Dias e Pedro Barreto; pelo Diretor Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa; Diretor Administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo; e Gerente de Enfermagem, Lilian Simone.

O deputado federal Luiz Antônio Teixeira Jr., mais conhecido como Dr. Luizinho, é médico ortopedista com MBA Executivo em Saúde pela COPPEAD e pós-graduação em Medicina do Esporte. Foi secretário de Saúde de Nova Iguaçu (2013-2015) e aceitou o desafio de ser secretário de estado de Saúde durante a pior crise financeira e política da história do Rio de Janeiro (2016-2018).

Mesmo com poucos recursos, fez mais com menos: renegociou contratos, economizou mais de R$ 1,3 bi e, ainda assim, reabriu emergências, criou novos leitos e unidades de saúde no estado. À frente do combate à epidemia de febre amarela, comandou um bloqueio vacinal que impediu que a região metropolitana do Rio registrasse casos da doença.

Em 2018, concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e obteve 103 mil votos. Na Câmara, presidiu a Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, aprovou cinco leis de sua autoria e teve papel relevante na assinatura do convênio que permitiu à Fiocruz fabricar a vacina Oxford-AstraZeneca no Brasil. Presidiu, ainda, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, que trata de todos os assuntos relacionados à Saúde que passam por aquela Casa. Preside o PP-RJ. Foi reeleito deputado federal em 2022 com 190.071 votos.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Foto: Mauricio Bazilio.