Hospital Estadual Getúlio Vargas recebe premiação do Programa de Excelência em Gestão

Em cerimônia realizada no dia 16 de dezembro, na nova sede da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), no bairro do Rio Comprido, o Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) recebeu o Certificado do Programa de Excelência em Gestão (PEG/SES) pelo reconhecimento por parte das práticas de gestão voltadas para melhorias na Qualidade do serviço prestado pela unidade à população. A premiação foi oferecida pela Coordenação Técnica de Qualidade da SES, instância ligada diretamente ao Secretário Estadual de Saúde, como forma de reconhecimento dos resultados alcançados nos ciclos de autoavaliação.

Criado em junho/2007, o PEG/SES tem por objetivo principal, qualificar a Gestão da SES utilizando modelos mundialmente reconhecidos que constituem a base de programas de melhoria contínua da gestão.

Os Ciclos de Autoavaliação da Gestão proporcionam aos gestores e à força de trabalho das unidades de saúde o aprendizado contínuo, a reestruturação e o alinhamento das Práticas de Gestão, a Desburocratização, a Simplificação dos Processos de Trabalho e a Promoção da Cultura pela Excelência, dando-lhes direcionalidade estratégica para o alcance de melhores resultados.

O reconhecimento, em forma de premiação, tem como base um Instrumento de Avaliação da Gestão, a partir do atendimento aos requisitos e aos fatores de avaliação, onde é possível quantificar o grau de atendimento às exigências e o estágio de maturidade atingido pela organização, que é classificada entre os níveis 1, 2 ou 3, de acordo com a faixa de pontuação alcançada. O HEGV ficou com pontuação compatível com nível 3 – nível ouro – a mais alta pontuação possível.

O Diretor Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa, recebeu das mãos do Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, a honraria. Ele estava acompanhado da Diretora Técnica do HEGV e UPA Penha 24h, Dra. Flávia Nobre, e da Coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Juliana Nepomuceno.

Segundo o Dr. Paulo Ricardo, o resultado é uma comprovação de todo o trabalho praticado na unidade. “Ter o HEGV como unidade referência em segurança do paciente é uma comprovação de que os protocolos, práticas, planos e ações relacionados a esse assunto estão sendo praticados de maneira adequada e eficiente. Prestar assistência com alto padrão de qualidade é a nossa missão, sendo assim, é uma prioridade cumprir todos os quesitos estabelecidos nas normas e resoluções da saúde visando sempre melhor atender nossos pacientes e salvar vidas”, destacou o Diretor Geral.

Para Juliana Nepomuceno, a certificação “é um reconhecimento valoroso dos esforços empreendidos diariamente por todos os gestores e líderes do HEGV em prol da qualidade do cuidado dos nossos pacientes. Para o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, foi uma experiência enriquecedora poder descrever as práticas de gestão utilizadas na unidade e poder representar todos os líderes no momento de premiação do Programa de Excelência em Gestão pela Secretaria Estadual de Saúde”, citou a Coordenadora do NQSP.

Em junho de 2022, o Relatório de Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021, desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), classificou o Hospital Estadual Getúlio Vargas como instituição de Alta Adesão às Práticas de Segurança do Paciente e em 1º lugar entre as unidades públicas de saúde do estado do Rio de Janeiro.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam toda a equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Complexo Estadual de Saúde da Penha e todos os profissionais do Hospital Estadual Getúlio Vargas por esta premiação.

 

Fontes: Organização Mundial de Saúde (OMS), Joint Commission International (JCI), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde – Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) e Coordenação do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: Mauricio Bazilio.