I Simpósio de Odontologia no HEGV traz temas atuais para acadêmicos e profissionais

O I Simpósio de Odontologia, realizado no dia 21 de dezembro no Hospital Estadual Getúlio Vargas, trouxe temas importantes e atuais para a formação de estudantes e profissionais do ramo odontológico. Lesões cancerizáveis, osteonecrose dos maxilares e trauma facial foram as temáticas escolhidas pela coordenação do evento.

O auditório do HEGV recebeu os Professores Gláucia Alcântara, para falar sobre “O Cirurgião-Dentista no Hospital: muito além da higiene e do trauma facial”; Abel Cardoso, para ministrar sobre “Desordens Potencialmente Cancerizáveis”; Eduardo Cardoso, para apresentar a palestra intitulada “Osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos”; Jonathan Ribeiro, para conferenciar sobre “Insucessos e complicações nos tratamentos das fraturas zigomástico-orbitárias”; Bruno Costa, para expor sobre “Avaliação do paciente vítima de traumatismo orbitário”; e Sylvio de Moraes, para desenvolver a temática “Sequência de reconstrução para tratamento das fraturas panfaciais”.

A programação de abertura contou com a participação da Diretora Técnica do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dra. Flavia Nobre; das integrantes do Núcleo de Odontologia da Superintendência de Unidades Próprias e Pré-hospitalares da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), Coordenadora Jôse de Freitas Rodrigues Ribeiro e Adriana Fernandes Ferreira; e dos Coordenadores do Serviço de Odontologia do HEGV, Gláucia Alcântara e Ricardo Mattos.

“É muito importante abordar as práticas da odontologia hospitalar aos demais profissionais da unidade e acadêmicos aqui presentes. Promover a discussão técnico/cientifica e trazer novos conhecimentos propiciam ao usuário do SUS ganhos expressivos na qualidade e na presteza do atendimento. Sem dúvidas, é imprescindível disseminar a abrangência e relevância dos temas para manutenção da saúde do paciente”, externou a Diretora Técnica em sua fala inicial.

“Parabéns à Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas pela realização deste Simpósio! Tenho certeza de que os conteúdos apresentados irão enriquecer os profissionais e o trabalho na unidade. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro é parceira de ações de promoção e proteção à saúde, com acolhimento e responsabilidade profissional na assistência preventiva, educativa e curativa”, declarou a Coordenadora da SES-RJ.

“É a primeira vez que realizamos um Simpósio dessa magnitude no Hospital. A iniciativa pretende proporcionar uma troca efetiva de conhecimentos entre profissionais e estudantes, além de sinalizar horizontes e caminhos para a escolha da atuação na odontologia. A programação conta com a participação de palestrantes que são referência no que fazem”, afirmou a Coordenadora do evento.

O I Simpósio de Odontologia do Hospital Estadual Getúlio Vargas foi finalizado com um coffee break e entrega de brinde personalizado aos participantes.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha buscam desenvolver, nos colaboradores e equipes, o interesse genuíno pela melhoria contínua, compreendendo que isso agrega satisfação ao trabalho e resulta em um melhor cuidado ao paciente, e apoiam todas as ações de qualificação dos profissionais de saúde para melhor atender a todos que utilizam os serviços da rede da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

 

Fonte: Coordenação do Serviço de Odontologia do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Fotos: IPCEP.