Iluminação no HEGV incentiva doação de órgãos e tecidos

A portaria principal do Hospital Estadual Getúlio Vargas recebeu, no dia 19 de setembro, e ficará assim até o dia 30, iluminação especial para chamar a atenção sobre o Setembro Verde, mês de conscientização e estímulo à doação de órgãos e de tecidos. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e tem o apoio do Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP) e da Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha.

O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, por meio do Sistema Único de Saúde. O SUS é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no País. E o Rio de Janeiro vem, nos últimos anos, especializando profissionais e ampliando a capacidade de atendimento em suas unidades para melhorar a oferta de transplantes à população. O estado já ocupa o terceiro lugar em número absoluto de doadores no ranking do Sistema Nacional de Transplantes.

Criado em 2010, o Programa Estadual de Transplantes (PET), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), foi responsável pela renovação da vida de mais de 6.900 pessoas.

O Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado no dia 27 de setembro. Para fazer a doação de órgãos é preciso informar o desejo à família, pois a doação só ocorre com a autorização dos parentes próximos.

 

Fontes: Ministério da Saúde, Sistema Nacional de Transplantes (SNT), OPO Norte-RJ, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Foto: IPCEP.