Jogos que ajudam nos cuidados com a saúde

Há algum tempo, quem diria que jogos seriam utilizados para auxiliar uma unidade de saúde? Mas o fato é que, atualmente, os games estão sendo usados por profissionais que atuam em instituições hospitalares por apresentarem resultados surpreendentes.

A equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Complexo Estadual de Saúde da Penha desenvolveu o Proto Games, um jogo interativo onde o colaborador do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h pode compreender ainda mais os protocolos utilizados nas unidades. O entretenimento nasceu da necessidade de aumentar o engajamento, interesse e motivação dos profissionais em relação às rotinas utilizadas no HEGV e na Unidade de Pronto Atendimento da Penha.

– Está cada vez mais difícil tirar os profissionais dos setores para participarem de capacitações, palestras, devido a quantidade de demandas que as equipes têm para atender. Resolvemos buscar um método diferente para fugir do convencional e criamos o jogo – explica Marnio Mesquita, Coordenador do NEP.

Hoje em dia, os jogos são considerados um forte aliado para incorporação de novas práticas, para construção de fluxos, além da fixação de conceitos e protocolos corporativos.

– Fomos provocados a repensar as práticas. E hoje conseguimos aprender brincando. É uma forma diferente de capacitar – afirma o Enfermeiro.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha buscam sempre qualificar sua equipe de colaboradores para melhor atender a todos que utilizam seus serviços, agregando mais humanização em todas as práticas existentes nas unidades.

 

Fonte: Núcleo de Educação Permanente do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.