Kamishibai, a nova ferramenta do Lean apresentada no HEGV

Criado no Japão para fins educacionais, o Kamishibai é um velho conhecido de homens, mulheres e crianças do país asiático. Inicialmente, com ilustrações de um lado e textos explicativos do outro, cartões contavam histórias importantes. Essas histórias ajudavam no desenvolvimento da alfabetização infantil na época de sua criação, datada de 1930. Considerado relevante e um método resolutivo para a educação, o recurso continua sendo utilizado como conteúdo didático em várias escolas e bibliotecas. Ao longo dos anos, adotaram a fórmula de sucesso mundialmente como instrumento para gestão de processos. Entretanto, reestruturaram as funcionalidades e adaptaram para empresas. Inserido na filosofia Lean, o Kamishibai é utilizado como uma ferramenta de controle visual e gerenciamento de alta hospitalar.

Essa foi a nova ferramenta do Lean apresentada no Hospital Estadual Getúlio Vargas nos dias 24 e 25 de abril. “Esse recurso aumenta o giro de leito e favorece que a unidade rode mais rápido com a admissão de novos pacientes, com mais rapidez”, explica o especialista em processos e engenheiro de produção, Lucas Cézar Sotana.

Nos dois dias, os colaboradores se reuniram no auditório do HEGV com o médico Marcelo Pedreira e com Sotana, consultores do Hospital Sírio-Libanês e integrantes do Lean nas Emergências, quando participaram de outras atividades. O coordenador do departamento de Tecnologia da Informação e Comunicações, Raphael Aversa, e a coordenadora de enfermagem da emergência adulto, Daiane karla Couto da Silva Mesquita, deram início aos trabalhos com a apresentação do Nedocs, indicador que mede a taxa de ocupação de leitos, volume de pacientes e tempo de passagem pela urgência até a internação. Na sequência, Aversa discorreu sobre o plano de ação e relatório de altas programadas no período de 1 a 19 de abril; a coordenadora de enfermagem Margareth Santos de Paula falou sobre a evolução do programa 5S na Clínica Médica; e Lucas apresentou uma análise de variáveis do indicador do Nedocs. A programação também contou com o Huddle e visitas ao eixo da emergência, clínicas médica e cirúrgica, ortopedia, CTI 1 e Unidade de Pronto Atendimento da Penha.

O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelo Hospital Sírio Libanês, A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), com o objetivo de aperfeiçoar a assistência dos serviços de urgência e emergência, reduzindo riscos à saúde de pacientes e profissionais e contribuindo para a redução de superlotações nos hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

O próximo encontro presencial do Lean nas Emergências no HEGV está agendado para os dias 8 e 9 de maio.

 

Fontes: Projeto Lean nas Emergências e Assessoria de Comunicação do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.