Mais uma fase do Projeto Lean no Hospital Estadual Getúlio Vagas

A primeira etapa do Lean nas Emergências no Hospital Estadual Getúlio Vargas está na reta final. No dia 22 de maio, penúltimo encontro presencial, os colaboradores se reuniram no auditório do HEGV com o engenheiro de produção Lucas Cézar Sotana, consultor do Hospital Sírio-Libanês e integrante do projeto, para apresentação dos números de gerenciamento das ferramentas e dos fluxos.

O Huddle, reunião curta de até 10 minutos, foi a primeira atividade do dia. Na sequência, o coordenador do departamento de Tecnologia da Informação e Comunicações, Raphael Aversa, fez a apresentação do Nedocs, indicador que mede a taxa de ocupação de leitos, volume de pacientes e tempo de passagem pela urgência até a internação, discorreu sobre o plano de ação e tornou conhecido o relatório de altas programadas, tomando como base a primeira quinzena do mês de maio. Em seguida, a coordenadora de enfermagem, Daniele Madureira da Silva Lacerda, falou sobre a evolução do programa 5S no centro cirúrgico. Uma reunião de alinhamento na Direção encerrou os trabalhos.

O Lean nas Emergências é um projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelo Hospital Sírio Libanês, A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), com o objetivo de aperfeiçoar a assistência dos serviços de urgência e emergência, reduzindo riscos à saúde de pacientes e profissionais e contribuindo para a redução de superlotações nos hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

O último encontro presencial do Lean nas Emergências no Hospital Estadual Getúlio Vargas está agendado para o dia 05 de junho.

 

Fontes: Projeto Lean nas Emergências e Assessoria de Comunicação do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos e arte: IPCEP.