Mais uma fase do Projeto Lean no Hospital Estadual Getúlio Vagas

Em mais uma fase do projeto Lean nas Emergências no Hospital Estadual Getúlio Vargas, as atividades práticas fizeram parte de toda a programação dos dias 10 e 11 abril.

O primeiro dia foi iniciado com o Huddle, uma das ferramentas que consiste numa reunião curta de até 10 minutos, duas vezes ao dia, envolvendo as equipes assistenciais e que ajuda a equipe na solução de pendências diárias da unidade hospitalar.

Ainda na parte da manhã, a coordenadora de enfermagem da emergência adulto, Daiane karla Couto da Silva Mesquita, apresentou os números do Nedocs no período de janeiro a março; a coordenadora do NIR, Dra. Norma Nicolau, expôs o relatório sobre a utilização da sala de alta e de altas programadas até o dia 31 de março; e o analista de sistemas do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicações, Hudson Matheus Furtado, falou sobre os kanbans nos setores assistenciais.

À tarde, os profissionais tornaram conhecido o Protocolo de Capacidade Plena – PCP de áreas em que atuam no HEGV: Laudicéa Henriques da Silva (coordenadora de fisioterapia); Christiane Marques (coordenadora de psicologia); Cristieli Aureliano Soares (coordenadora de nutrição); Kelly Cristina Ferreira (coordenadora de serviço social); Thiago Ferreira de Oliveira (coordenador do Núcleo de Apoio à Família – NAF); Luzimar Ribeiro da Rocha (coordenadora administrativa); Karen Gandra (coordenadora de enfermagem da pediatria); Dra. Janaína Fonseca (coordenadora médica da pediatria); e Dr. Daniel Hilário (coordenador médico do CTI pediátrico). Juliana Nepomuceno, coordenadora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), fez a apresentação da fonoaudiologia e do serviço de radiologia. A programação foi finalizada com a coordenadora de enfermagem Valesca Barbosa da Silva, que falou sobre a evolução do programa 5S nos CTIs 2, 3 e 4.

No segundo dia, o médico Marcelo Pedreira e o especialista em processos Lucas Cézar Sotana, consultores do Hospital Sírio-Libanês e integrantes do Lean, promoveram uma dinâmica com simulações de ações de PCP; a analista do NQSP, Carina Rosa, discorreu sobre a utilização da sala de acomodação de alta hospitalar, no período de 6 a 31 de março; e Cristiane Cruz, analista contábil do setor do Patrimônio, retratou, em fotos, a saída de inservíveis do HEGV após a implantação do Lean na unidade.

O Lean nas Emergências é um projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelo Hospital Sírio Libanês, A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), com o objetivo de aperfeiçoar a assistência dos serviços de urgência e emergência, reduzindo riscos à saúde de pacientes e profissionais e contribuindo para a redução de superlotações nos hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

O próximo Lean nas Emergências no HEGV está agendado para os dias 24 e 25 de abril.

 

Fontes: Projeto Lean nas Emergências e Assessoria de Comunicação do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.