Natal Toy Story no Hospital Estadual Getúlio Vargas

“Ao infinito e além!” A magia do Toy Story encantou as crianças internadas nos setores pediátricos do Hospital Estadual Getúlio Vargas. A história de união e amizade dos brinquedos que ganham vida, na série de filmes de sucesso da Disney, foi o tema do Natal do HEGV. E quem os trouxe para a unidade foi o anfitrião da data, o Papai Noel.

No dia 20 de dezembro, o “bom velhinho”, acompanhado de um Duende e dos amigos Woody, Buzz Lightyear e Jessie, distribuiu presentes para as crianças internadas, além de fazer a alegria de familiares e colaboradores do Hospital. Por onde passaram, arrancaram sorrisos e olhares de esperança daqueles que, nessa época do ano, renovam o desejo de ter alguns sonhos realizados.

Ao entrar na Enfermaria Pediátrica, o Papai Noel se emocionou ao ver a expectativa de toda a equipe e a ansiedade estampada em cada face. Com um sorriso no rosto e cumprindo todos os protocolos, o Papai Noel, o Duende, o Woody, o Buzz Lightyear e a Jessie, que integram a equipe do Tio Carlos Animador (@tiocarlosanimador), conseguiram deixar o ambiente mais leve e festivo.

Acompanharam a visita do morador do Polo Norte na unidade: a Diretora Técnica do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dra. Flávia Nobre; o Diretor Administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo; a Gerente de Enfermagem, Lilian Simone; o Gerente Administrativo, Carlos Eduardo Fernandez Soares; e Coordenadores e profissionais que atuam no Complexo Estadual de Saúde da Penha.

Os brinquedos entregues às crianças no HEGV foram doados pelos próprios colaboradores e pela Assessoria de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Na ação realizada, o Papai Noel e os brinquedos do Toy Story, além de distribuírem presentes, conversaram e brincaram com os pequeninos. Conforme esclarece a Dra. Flávia Nobre, brincar é um direito essencial para a saúde física e emocional das crianças que estão hospitalizadas. Por isso, a visita contribui, de forma humanizada e lúdica, para o bem-estar dos pequenos em tratamento. “Eventos lúdicos dentro do hospital são bastante simbólicos porque estimulam as crianças, por um momento, a esquecerem que estão dentro de um ambiente hospitalar e passam a ver o hospital como um ambiente acolhedor, familiar e alegre”, informa a Diretora Técnica, que é Pediatra.

Alessandra Cristina Alves, mãe de um dos pacientes internados, não escondeu a emoção ao ver seu filho brilhar os olhos de tanta felicidade. “Eu não tive na infância essa magia do Papai Noel. Então, acho importante, porque lembro da minha família e é bom ver meu filho sorrindo”, declara.

Para a Enfermeira Karen Gandra, responsável pelo evento, toda a equipe uniu forças para tornar essa data especial e mágica na vida de tantas crianças e suas famílias. “O segredo de tudo isso é amor, carinho e determinação em tudo que fazemos. Contamos com a colaboração e a determinação de uma equipe fantástica e trabalhamos com o seguinte slogan: juntos somos mais fortes. Quando falamos de crianças sabemos que momentos como esse de hoje são ainda mais significativos. É uma alegria poder ver a felicidade estampada no rosto de cada uma criança”, explica a Coordenadora de Enfermagem.

A visita do Papai Noel, do ajudante Duende e dos amigos Woody, Buzz Lightyear e Jessie foi precedida pela apresentação do Coral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, formado por profissionais de todos os níveis e áreas do HEGV e Unidade de Pronto Atendimento da Penha.

Para o IPCEP e Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h, ações como estas contribuem para elevar a autoestima e a confiança do paciente e, consequentemente, promovem a melhora no tratamento e, também, deixam o dia mais alegre.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.