“Palhaçatura” no Hospital Estadual Getúlio Vargas

Nada de beca ou canudo. Aqui os formandos trajam roupa colorida e nariz de palhaço. No dia 26 de outubro, quinta-feira, às 13h30, a Direção e a equipe de Humanização realizaram a formatura e batismo da primeira turma de palhaçaria hospitalar do Complexo Estadual de Saúde da Penha. O batismo da trupe Os Vargas aconteceu no auditório do Hospital Estadual Getúlio Vargas e contou com a presença do diretor geral, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa, da diretora técnica, Dra. Flavia Nobre, e do diretor administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo. A “cerimônia” é o momento em que os palhaços recebem o nariz vermelho e o jaleco e, oficialmente, são considerados doutores palhaços.

Com um violão roxo, pandeireta, sapatos enormes, jaleco branco, seringas gigantes e o nariz vermelho, a dra. Palhaça Simeticona, o dr. Palhaço KáKáKáreKinha, a dra. Palhaça Alegria Atrapalhada, a dra. Palhaça Pipoquinha, a dra. Palhaça Yumi do Manto, entre outros, irão contribuir para aliviar as tensões emocionais, transformar o ambiente e aumentar a colaboração e o relacionamento entre pacientes, familiares e acompanhantes e equipes da saúde em ações mensais e em programações especiais.

Os colaboradores voluntários participaram de uma capacitação que foi dividida em quatro módulos. Durante o treinamento, os alunos conheceram o universo da palhaçaria de hospital por meio de atividades dinâmicas que lhes possibilitaram conhecer a história, a tipologia e diferenças entre os palhaços, além de aperfeiçoamento de expressões faciais e corporais, construção de maquiagem e de figurino dos personagens.

Para o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, o voluntariado como palhaço é uma linda forma de tocar a vida das pessoas, deixar uma marca no mundo, espalhar o amor e, principalmente, ser transformado. Fazer o bem para os outros é um dos principais passos para encontrar a própria felicidade.

Muito mais do que levar alegria e arrancar gargalhadas, Os Vargas têm um papel fundamental para o paciente e o tratamento no HEGV e na UPA Penha 24h: promover o bem-estar!

 

Fonte: Equipe de Humanização do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos e arte: IPCEP.