Prevenção e combate a incêndio é tema de treinamento no Complexo Estadual de Saúde da Penha

O treinamento de prevenção e combate a incêndio é essencial para empresas de todos os portes e segmentos, colaborando diretamente para a prevenção de acidentes e garantindo que os colaboradores adotem uma postura mais segura frente a uma combustão. Uma vez que nunca se sabe quando uma calamidade como esta pode acontecer, é fundamental que todos estejam preparados e prontos para agir e evacuar o local com segurança. Se combatido o mais rápido possível, um incêndio pode salvar vidas e bens, assim como também evitar sua propagação para outras áreas ao redor do local que iniciou o fogo.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Complexo Estadual de Saúde da Penha realiza no mês de maio treinamento de prevenção e combate a incêndio para os funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços no Hospital Estadual Getúlio Vargas e na UPA Penha 24h.

Durante a capacitação, ministrada pelos técnicos de segurança do trabalho Avanilda Barros e Mário Marques, e bombeiros civis Osmar, Rafael e Baptista, os participantes aprendem noções básicas sobre o fogo, como reconhecer sua classe e seu tipo, como utilizar os extintores e qual modelo é o mais indicado para cada tipo de situação. Além disso, os treinados adquirem conhecimento sobre os cuidados necessários para acabar com o fogo utilizando os sistemas de combate ao incêndio e quais procedimentos devem ser realizados para que tudo ocorra com o máximo nível de segurança.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha buscam sempre qualificar sua equipe de colaboradores e terceirizados para melhor atender a todos que utilizam seus serviços, agregando mais humanização em todas as práticas existentes nas unidades. Quanto mais pessoas conhecerem tudo a respeito do combate a incêndio, melhor será para a segurança de todos no HEGV e na Unidade de Pronto Atendimento da Penha.

 

Fonte: Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.