Promover qualidade de vida é o compromisso do cirurgião bucomaxilofacial

A odontologia conta com diversas áreas de atuação, entre elas, a especialização de um profissional muito importante, o cirurgião bucomaxilofacial. O especialista desempenha algumas funções significativas em uma unidade hospitalar no atendimento em procedimentos altamente complexos como tratamento de fraturas e cortes na face.

Na Grécia antiga, Hipócrates já mencionava lesões da boca e efetuava certos tratamentos, desde a dor de dentes ao tratamento de fraturas na face. Existem registros de reduções de fraturas da face, rudimentares, porém eficientes, e estes princípios foram utilizados como base para os tratamentos atuais.

ACirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e tratamento de problemas como traumatismos, lesões e anomalias congênitas ou adquiridas do aparelho mastigatório e estruturas craniofaciais associadas. O cirurgião bucomaxilofacial atua ainda em situações com neurocirurgiões, ortopedistas, especialistas de cabeça e pescoço, otorrinos, oftalmologistas e socorristas.

O Dia Internacional do Cirurgião Bucomaxilofacial é celebrado em 13 de fevereiro. O IPCEP e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h parabenizam todos os especialistas que atuam no Complexo Estadual de Saúde da Penha reconstruindo sorrisos e vidas.

 

Fontes: Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CBCTBMF), Conselho Federal de Odontologia (CFO) e Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ). Foto e arte: IPCEP.