Se toca, Mulher! Outubro Rosa e a prevenção ao câncer de mama

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama, uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, formando um tumor, é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Há vários tipos de câncer de mama e, por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. De acordo com a estimativa de incidência do Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde, divulgada em fevereiro, o Brasil deve registrar 66.280 novos casos de câncer de mama por ano no triênio 2020-2022.

Apesar de ser algo raro, o câncer de mama pode afetar também os homens. Entre eles, representa somente 1% dos casos da doença; em relação às mulheres, chega a 25%.

A principal manifestação da doença é o nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor. Ele está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja também é sintoma, assim como alterações no mamilo. A orientação é que as mulheres fiquem atentas, também, se aparecer algum nódulo na axila ou no pescoço e a qualquer saída de líquido anormal das mamas. Vale lembrar que grande parte dos casos são assintomáticos.

Iniciado nos Estados Unidos na década de 1990, o movimento Outubro Rosa promove uma intensa campanha de prevenção contra o câncer de mama. No Brasil, entidades realizam campanhas de conscientização, debates e mutirões ofertando exames gratuitos anualmente, em ambulatórios, hospitais, universidades, carretas, estações itinerantes e até estádios de futebol.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Estadual Getúlio Vargas, realizaram no dia 18 de outubro, um encontro especial em apoio ao Outubro Rosa. Na ocasião, a unidade recebeu o Fisioterapeuta Yago Bruno Oliveira Silva, do Grupo Saber é Saúde Palestras, referência na área de saúde e segurança, que ministrou uma palestra, de forma dinâmica e objetiva, sobre as formas de prevenção do câncer de mama, fatores de risco, sintomas e como realizar o autoexame.

A Presidente da CIPA, Daniele Madureira, falou sobre a importância do autoexame: “o exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo; entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde”, explica a Enfermeira.

A programação contou com falas do Diretor Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa, da Diretora Técnica, Dra. Flávia Nobre, e de duas colaboradoras que enfrentaram e venceram o câncer de mama. A Técnica de Enfermagem Adriana Viana e a Enfermeira Elaine Lemos testemunharam sobre suas experiências ao receberem o diagnóstico, dos desafios do tratamento, da fé e do apoio da família.

“Fiz o exame de rotina de mamografia, quando recebo a triste notícia do Mastologista que estava com câncer de mama. Perdi o chão. Pensei que iria morrer. Ao iniciar o tratamento, a parte mais difícil foi a perda de cabelos. Quando olhei no espelho, levei um choque, perdi minha identidade. Sempre fui muito vaidosa. Chorei muito. Mas lembrei da mulher guerreira e corajosa que sempre fui e, com fé em Deus, o melhor companheiro, e contando com uma equipe médica extraordinária, cheguei ao final do tratamento e hoje estou aqui, cheia de vida novamente, e com cabelos (risos), para poder dizer que tudo valeu à pena. Hoje, sigo em acompanhamento médico e com uma rotina de vida normal. O câncer de mama pode atingir qualquer mulher. Então, procure seu médico e cuide do seu corpo. Se ame e não deixe para depois”, afirma, emocionada, Elaine Lemos.

“Até hoje não escutei frase pior do que “você tem câncer!”. Em determinado momento, senti um misto de sentimentos, angústias, solidão, medo e culpa. Não era fácil enfrentar a vida, estar em uma carreira que amo e o câncer simplesmente te puxa o tapete. Durante o tratamento, longo e doloroso, descobri que estava grávida. Procurei informações e ajuda para interromper a gravidez. Até no Ministério Público eu fui para pedir ajuda sobre esse assunto. O mundo caiu. Faltou ar, faltou chão. Eram muitas coisas médicas e emocionais para administrar. Mas desistir nunca fez parte do meu roteiro de vida. Decidi encarar o tratamento de cabeça erguida e a gravidez. Eu sempre acreditei em milagre. Estou aqui para contar minha história de superação, de fé, e para apresentar para vocês o meu maior milagre, o meu filho Jorge, de 3 anos. Todos os dias, quando eu olho para ele, confirmo que há vida, sim, e muita vida, após o câncer”, declara, radiante, Adriana Viana.

Ainda não existem formas totalmente efetivas de prevenção do câncer de mama, mas ter hábitos saudáveis sempre colaboram para a manutenção da saúde. A melhor forma de prevenção da doença é ter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, e pobre em gordura animal; praticar exercício físico regularmente, evitar a obesidade, o tabagismo e o álcool. Pacientes que têm histórico familiar, em primeiro grau, com câncer de mama, devem dar ainda mais atenção a esses cuidados.

Então fica o recado de sempre: se toca, mulher! São poucos segundos que podem salvar a sua vida.

Outubro Rosa. O diagnóstico precoce salva vidas.

 

Fontes: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde, outubrorosa.org.br, Grupo Saber é Saúde Palestras e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Fotos: IPCEP.