Trabalho da equipe de fisioterapia do HEGV é premiado com o 1º lugar em Congresso Internacional

Os fisioterapeutas Gabriel da Costa Netto Simião, André Ferreira Batista, Renata Moraes Vianna Geranio, Marcos Camara da Silva Junior e Gabriel Batalha Ishibarro, integrantes da equipe de fisioterapia do Hospital Estadual Getúlio Vargas, foram premiados em primeiro lugar pela exposição do trabalho “Impacto da ventilação por pressão positiva não invasiva (VPPNI) na redução do número de intubação orotraqueal (IOT) na sala vermelha do serviço de emergência do Hospital Estadual Getúlio Vargas – RJ” no II Congresso de Emergência do Sul Fluminense Internacional, realizado entre 22 e 23 de setembro, no Teatro Gacemss, em Volta Redonda.

Fruto do II Encontro Acadêmico do Complexo Estadual de Saúde da Penha, o trabalho teve como foco identificar e analisar os resultados alcançados da técnica de ventilação por pressão positiva não invasiva aplicada nos pacientes acometidos por patologias que cursam com Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA), elegíveis em protocolo operacional padrão instituído pelo serviço de fisioterapia do setor de emergência do HEGV.

A ventilação não invasiva refere-se à aplicação de um suporte ventilatório sem recurso a métodos invasivos da via aérea. Em crescente uso, tem um papel cada vez mais importante, quer em patologia aguda, quer na da doença respiratória crônica. Os objetivos da VNI são a diminuição do trabalho respiratório, o repouso dos músculos respiratórios e a melhoria das trocas gasosas. Tem como principais vantagens evitar a IOT, com a consequente diminuição dos riscos associados, nomeadamente infecções nosocomiais e lesão traqueal, evitando o trabalho dinâmico imposto pelo tubo endotraqueal; não sendo necessária sedação, permite ao doente falar, manter tosse eficaz e alimentação oral.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam os profissionais premiados e manifestam total apoio à participação dos colaboradores do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h em eventos nacionais e internacionais.

 

Fontes: Direção Técnica e Coordenação de Fisioterapia do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.