Unidade de alta complexidade administrada pelo IPCEP realiza mais de 11 mil procedimentos no primeiro quadrimestre

 

Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires especializado em neurologia e cardiologia na Paraíba, realizou nos quatro primeiros meses de 2019, 11.958 procedimentos. A unidade de saúde é uma das instituições de saúde administrada pelo Instituto de Psicologia Educacional e Profissional (IPCEP), no Estado da Paraíba.

Destes números, 746 foram intervenções hemodinâmicas cardíacas (angioplastia e cateterismo) e outras 303 intervenções hemodinâmicas neurológicas. Além destes procedimentos, 111 cirurgias cardíacas e outras 194 cirurgias neurológicas de alta complexidade, que têm média de duração de seis a doze horas, foram realizadas na unidade hospitalar. Os dados são do Núcleo da Qualidade da instituição de saúde.

Ainda de acordo com os dados, além dos procedimentos já citados, é importante destacar que o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) da unidade de saúde realizou, de janeiro a abril deste ano, mais de 8 mil exames, uma média de 2 mil/ mês, essenciais no diagnóstico e tratamento dos usuários da unidade de saúde. O CDI do Hospital Metropolitano é um dos mais modernos na rede pública do Estado.

A unidade de saúde é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia e cardiologia da Paraíba. Tem a capacidade de 226 leitos, sendo 60 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Os pacientes atendidos na instituição são regulados via Secretarias Municipais, em sintonia com a Secretaria de Saúde do Estado.