VSM é a segunda ferramenta do projeto Lean no Hospital Estadual Getúlio Vargas

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, durante a segunda atividade presencial do projeto Lean nas Emergências no Hospital Estadual Getúlio Vargas, os profissionais do Complexo Estadual de Saúde da Penha puderam conhecer o Mapa de Fluxo de Valor, conhecido pela sigla VSM (Value Stream Mapping). Trata-se de um método de fluxograma para ilustrar, analisar e melhorar as etapas necessárias para entregar um produto ou serviço, com foco na análise de desperdícios, sendo estes identificados de acordo com a perspectiva de agregação de valor do cliente, sendo “AV” (agrega valor e pode ser mantido) e “NAV” (não agrega valor e deve ser melhorado ou eliminado).

Nos dois dias, os colaboradores se reuniram no auditório do HEGV com o médico Marcelo Pedreira e o especialista em processos Lucas Cézar Sotana, consultores do Hospital Sírio-Libanês e integrantes do Lean nas Emergências, quando participaram de aulas e dinâmicas. A coordenadora de fisioterapia, Laudicéa Henriques da Silva, deu início aos trabalhos, com uma explanação sobre a evolução da implementação do programa 5S.

“O VSM é o desenho de todas as etapas que compõem o processo de entrada até a saída do paciente vertical (que chegam andando) e do paciente grave (sala de trauma), com o cálculo de agregação de valor para esses pacientes e levantamento de todas as oportunidades de melhorias” explicou Marcelo.

O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelo Hospital Sírio Libanês, A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), com o objetivo de aperfeiçoar a assistência dos serviços de urgência e emergência, reduzindo riscos à saúde de pacientes e profissionais e contribuindo para a redução de superlotações nos hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

O próximo encontro presencial do Lean nas Emergências no HEGV está agendado para os dias 27 e 28 de fevereiro.

 

Fontes: Projeto Lean nas Emergências e Assessoria de Comunicação do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.